News, artigos e eventos
Currículo: a primeira impressão faz a diferença. Como retratar em algumas folhas de papel toda a capacidade, experiência, habilidades e competências para sair na frente na disputa por uma vaga de trabalho é algo que preocupa qualquer pessoa que está à procura de emprego.
O problema é que justamente na hora de procurar por uma oportunidade o candidato deseja mostrar que é a melhor opção e acaba caindo na tentação de explanar em textos longos sua formação e qualidades.
De acordo com a consultora de RH, Érica Nogueira, essa não é uma boa estratégia. Ela afirma que um bom currículo deve ser focado na área de interesse profissional, destacando de forma clara e objetiva seus pontos fortes, como principais conhecimentos, resultados obtidos nas empresas em que atuou e habilidades desenvolvidas no decorrer da carreira profissional.
A consultora alerta também que é necessário prestar atenção à apresentação do currículo. Segundo ela, um em cada quatro currículos é descartado por conter fotos inadequadas, erros de português e uso de letras ou papéis coloridos.
Quanto ao tamanho do currículo, a especialista recomenda duas páginas. Currículos sucintos são mais apreciados pelas empresas, não apenas por suas poucas páginas, mas sim pelo trabalho intelectual de lógica e de síntese empregados em sua produção qualquer currículo com mais de três páginas é considerado extenso. Para profissionais em início de carreira, o recomendável, inclusive, é uma página, afirmou.
Érica afirma ainda que o candidato não deve mencionar detalhes como a existência de filhos ou a pretensão salarial, a menos que tenha sido solicitado pela empresa. A sugestão é que este item [pretensão salarial] não seja mencionado. Colocar um valor no currículo pode fazer com que você perca oportunidades de trabalho e a possibilidade de negociar uma faixa salarial ou benefícios melhores.
Bem na foto Quanto ao uso de fotos no currículo, a consultora recomenda o uso de uma fotografia de boa resolução (de preferência 3x4), com fundo neutro e passando uma imagem profissional.
Érica explica que NÃO é indicado inserir fotos com outras pessoas, animais, em longa distância, distorcidas ou desfocadas. Também não é recomendável o uso de outras imagens para ilustrar o currículo.
Para a impressão, ela indica o uso de folha branca, tamanho A4. O tamanho de fonte ideal é de 10 pontos ou, no máximo, 12. O espaçamento das entrelinhas deve ser simples. Antes de tudo, é importante certificar-se de que o currículo está com um visual limpo e ordenado. Evitar o uso de cores, vários tipos de fonte e muita variação no tamanho. Para apontar diferentes itens, utilize recursos como negrito, itálico e marcadores para tópicos, orienta.
Para profissionais da área de saúde, como os nutricionistas, a dica da consultora é levar em conta a área de especialização, sempre que possível, destacando as habilidades e competências que o profissional da sua área pode oferecer.
Cada profissional da saúde tem a sua área de atuação e estes devem deixar explícito em seu currículo suas especializações, informações que devem ser mencionadas nos campos, Objetivo, Formação Acadêmica e Cursos, explicou.
Sugestão - Kaidara
Itens básicos na elaboração do currículo:
Nome, estado civil, data de nascimento, endereço completo (com bairro, cidade e estado), telefones para contato (no mínimo dois) e e-mail para contato. Destaque para os dados para contato logo no início do currículo: sem eles os selecionadores não poderão encontrá-lo! Apenas um objetivo profissional: cargo e área de interesse. Isso demonstrará que a profissional tem foco em sua carreira. As mais importantes atividades desenvolvidas nas empresas em que o candidato trabalhou e os resultados obtidos. Usar as palavras certas pode ajudar na descrição das atividades: o realização de... (um projeto) o organização de... (uma equipe) o implantação de... (um processo) o superação de... (resultados) o motivação de... (pessoas) o criação e execução de... (soluções) Preocupação com a estética: é importante utilizar letras fáceis de serem lidas, espaços entre itens e evitar letras ou papéis coloridos que possam poluir o currículo. No máximo três páginas que sintetizem as informações mais relevantes de sua carreira: um currículo extenso se torna cansativo e difícil de ser avaliado. Uma ou duas páginas devem suficientes para demonstrar seu talento.
Fonte: CR8/ Kaidara
|