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Como lidar com 3 tipos de conflitos

Muitos líderes cometem o erro de usar a mesma estratégia de gestão de conflitos para todos os tipos de conflito. Na verdade, existem três tipos de conflitos, cada um exigindo uma abordagem diferente:
1. Conflito de emoção:
Conflitos muitas vezes envolvem tanto o físico quanto o emocional. Quando as emoções são elevadas, ou seja, raiva, medo, desconfiança, autodefesa, é quase impossível usar uma abordagem de resolução de problemas racional. Quando as emoções são elevadas, a adrenalina flui mais rápido, e o sangue e o oxigênio são desviados de nossos cérebros. Esta resposta física é excelente para se preparar para uma briga de bar – mas é uma péssima maneira de resolver um problema.
No entanto, este é exatamente o erro que muitos (homens, em particular) cometem ao tentar usar a abordagem de “vamos resolver o problema” para um conflito de emoções. Quando isso não funciona, eles então se sentem frustrados e irritados com a “falta de cooperação” e falta de vontade de “acalmar” da outra parte.
Ao invés de saltar direito para a resolução de problemas, uma abordagem melhor é usar habilidades de escuta ativa para lidar com as emoções em primeiro lugar. A escuta ativa significa parafrasear, fazer perguntas e procurar compreender o que as pessoas estão dizendo (o físico) e como eles estão se sentindo (a emoção). Na verdade, há momentos em que isso é tudo que alguém precisa de outra pessoa, apenas ser ouvido também. Mas se há um problema a ser resolvido, lidar com as emoções prepara primeiro o cenário para a resolução de problemas.
2. Conflito de necessidades:
Um conflito de necessidades é a parte substantiva e racional do conflito. Ele também começa como um conflito de emoções, porque as pessoas são pegas em um conflito de soluções que não atendem às necessidades de cada precisa.
Aqui está um exemplo:
Filha adolescente: “Eu preciso do carro para ir às compras hoje“
Pai: “Bem, você não pode usa-lo, porque eu preciso do carro para resolver minhas coisas“.
Filha adolescente: “Você nunca gosta de mim, você é o pior pai do mundo, etc …“
Neste caso, ambas partes precisam do transporte para executar algumas tarefas importantes. “Usar o carro do meu pai” era apenas uma solução. Outras soluções poderiam ser usar o carro da mãe, pegar carona de um irmão, ou tomar o ônibus.
A habilidade chave para usar na resolução de um conflito de necessidades é reformular o conflito, saindo de uma solução perde-perde para uma solução ganha-ganha que satisfaz ambas necessidades.
3. Conflito de Valores:
Conflitos de valores são muitas vezes crenças profundas sobre coisas como religião, política, questões sociais, e outras opiniões fortes sobre o que é “certo” e o que é “errado”. Embora muitas vezes fosse construtivo ouvir e procurar entender o ponto de outra pessoa de vista, as pessoas raramente vão mudar as suas mentes em um conflito de valores. Não existe um “problema” para resolver ou necessidade para satisfazer. No entanto, muitas pessoas pensam que podem usar suas habilidades de persuasão ou a capacidade de gritar mais alto do que a outra pessoa para voltar alguém ao seu ponto de vista. Raramente, ou nunca funciona.
Então, da próxima vez que você tiver uma oportunidade de entrar em um conflito – proativa ou reativamente, pergunte-se com que tipo de conflito você está lidando. Em seguida, escolha a estratégia correta para a situação.



Fonte: Greatleadershipbydan.com  Autor: Dan McCarthy



   
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