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5 táticas para conectar seus colaboradores

Você já notou como as pessoas tendem a se reunir em grupos e permanecer nesses grupos?
Você percebe que a maioria das pessoas “procura seus próprios grupos” em sua organização e costumam ficar nesses grupos confortáveis?
Você já se sentiu frustrado pelo fato de parecer que seus funcionários não atravessam o corredor, ou o edifício, e constroem novos relacionamentos uns com os outros?
Fazer com que seus funcionários se integrem é um desafio para a maioria dos líderes. No entanto, é uma habilidade vital que você pode facilmente aprimorar para criar uma comunidade mais engajada dentro de sua própria organização.
O engajamento não é definido apenas por funcionários serem engajados com os líderes da empresa. O engajamento é melhor quando os funcionários em todos os departamentos e equipes trabalham juntos e criam uma sinergia que perpetua a cultura e os valores da organização.
Como líder, você tem um papel chave no salto inicial do processo de engajamento de seus funcionários. Aqui estão cinco grandes abordagens para a criação de uma cultura de conexão em sua organização:
1. Tenha uma mentalidade de anfitrião
Quando você organiza um encontro em sua casa, é natural introduzir novas pessoas para os demais e cultivar novas amizades. É semelhante no local de trabalho. Por ser um anfitrião, ou o termo que eu uso, conector, você pode estimular novas relações de trabalho que vão construir uma equipe mais profunda e criar mais parcerias de trabalho dentro da organização como um todo.
2. Faça os outros conversarem entre si
Além de conectar as pessoas, é necessário, por vezes, instigar o diálogo, a fim de fazer com que as pessoas se conectem totalmente e aumentem o engajamento. Uma maneira de fazer isso é iniciar uma conversa e em seguida desaparecer quando as duas pessoas começarem a conversar. Este é um prazer oculto que eu tenho, já que sair de cena assim que as duas pessoas se conectam é uma parte emocionante da liderança e formação de equipes. Faça isso e observe o que acontece.
3. Cruze as equipes com projetos de uma forma que de outra maneira eles não se conectariam
Às vezes ficamos tão orientados pela rotina que isolamos projetos com uma só equipe, isolando também as equipes. Pense em como um projeto pode se beneficiar com a entrada de outras pessoas, ou como eles podem se desenvolver através de diferentes projetos. Cruze os objetivos de projetos e equipes para criar uma imagem mais ampla da organização e uma visão comum do que a empresa está desenvolvendo.
4. Desenvolva treinamento em torno de grupos interdisciplinares para desenvolver o trabalho em equipe
Eu realizei treinamento de segurança alimentar para organizações de saúde antes de perceber que eles não eram os únicos envolvidos na cadeia alimentar. Eu abri este treinamento para as equipes de enfermagem e de assistência direta, e então percebi que toda a organização poderia se beneficiar desses cursos. A segurança alimentar em casa é muito importante. O resultado foi um treinamento muito popular porque foi uma das únicas vezes que a organização foi capaz de se conhecer e trabalhar juntos.
Ao encontrar aplicações do treinamento para toda a equipe, você pode construir a sua consciência e apreciação pelo que os seus colegas fazem e criar uma melhor compreensão de processos. As pessoas vão estar mais dispostas a resolver quaisquer problemas e se engajarem mais se elas souberem o que está envolvido. Você também pode convidar outros departamentos para reuniões de equipe para construir pontes.
5. Destaque uma equipe diferente regularmente em sua organização
Estão todos cientes do passeio que a equipe de manutenção fez em um parque temático? E do serviço social que a equipe de limpeza fez em uma creche recentemente? Seu pessoal sabe que há alguns funcionários dedicados no departamento de contabilidade? Ou que um funcionário – um jovem estudante universitário – ganhou um prêmio acadêmico? Use boletins de sua empresa, intranet, reuniões trimestrais, e quadros de avisos da empresa para promover equipes e indivíduos em todo o local de trabalho e ganhar uma apreciação para as pessoas por trás dos cargos.
Imagine as oportunidades incríveis que você terá em construir a cultura, engajamento e um ambiente de trabalho agradável se você conectar seus funcionários uns com os outros. Estes pontos são apenas um bloco de partida, o resto é com você.



Fonte: Recursosehumanos.com.br  Autor: Paul Lardue



   
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